Header Ads

test

Análise: The Last of Us (PS3)

Era dia 14 de Junho quando recebi uma entrega do Sedex, o tão aguardado The Last of Us estava em minhas mãos no dia do lançamento, não há como expressar a emoção que sentia naquele momento. Liguei meu PS3, iniciei o jogo e logo apareceu a imagem de uma janela com cortinas abertas balançando e algumas plantas, tudo estava em português do Brasil, dei “Novo Jogo” e assim começou uma das melhores experiências que tive nesta geração de videogames, 6 dias depois fui o terceiro do mundo a platinar o game, só não fiquei em primeiro porque trabalho e os outros 2 que platinaram antes de mim não fazem nada, mas o importante é jogar não é?

The Last of Us é um jogo criado pela empresa Naughty Dog, vocês devem conhecê-la por jogos como Crash Bandicoot, Jak and Daxter e a trilogia Uncharted. Se você não conhece nenhum destes games... VÁ AGORA ACHAR UM DELES E JOGAR! CORRE MALANDRO!
Brincadeiras a parte, a Naughty Dog prometeu muito para este jogo, será que cumpriram o que prometeram, superaram nossas expectativas ou nos decepcionaram? É o que vamos saber agora e sem spoilers.

Tendo como base uma idéia de mundo pós-apocaliptico tomado pelo fungo Cordyceps, The Last of Us é um jogo em terceira pessoa com elementos de survival horror, stealth, ação e aventura, difícil defini-lo em apenas um gênero, exclusivo de Playstation 3 e lançado no dia 14 de Junho de 2013.

Acompanhamos a jornada de Joel
 e Ellie, 20 anos depois da epidemia fúngica  precisamos levá-la até um local seguro, mas para isso teremos que atravessar metade dos EUA. A história é um dos pontos fortes deste jogo, é totalmente envolvente, cada personagem que nos é apresentado durante a jogatina conta seu passado, e conseguem nos cativar trazendo mais emoções para a história, a dinâmica entre os personagens é única e nos mostra como vão evoluindo com o decorrer do jogo.
Nunca podemos ficar “sossegado” durante o jogo, sempre sentimos medo de algum estalador nos ouvir, um corredor nos ver ou pior, os humanos nos acharem. Eu sei que muitos de vocês vão se lembrar de The Walking Dead ao jogar. Não falem que The Last of Us é apenas um Uncharted com inimigos infectados, porque a Naughty Dog se superou com este game, sim a semelhança existe, afinal é a mesma engine, mas o trabalho que a empresa fez é de surpreender qualquer um.

A jogabilidade é uma das melhores que vi em um jogo desta geração, tudo serve como uma arma ou um meio de passar por inimigos, tijolos, garrafas para distrair os inimigos com o som ou simplesmente tacar em suas cabeças, um pedaço de madeira, um cano, uma faca para enfiar nos pescoços dos inimigos, armas, suprimentos entre muitas coisas. Podemos correr, nadar, passar por obstáculos, andar a cavalo, se esconder, ouvir o som dos inimigos para saber onde estão, etc. Podemos também montar armas com os suprimentos que achamos.

O som, começando pela trilha sonora é esplêndida, cada acorde traz a emoção certa que o jogo quer te passar, a dublagem brasileira muito bem feita por sinal, só sofreu de um defeito que em alguns momentos a voz sai em volume baixo.

Uma identidade única a cada lugar

Os gráficos acho que nem preciso dizer não é? Aproveitaram ao máximo a capacidade do Playstation 3, cenários enormes, com muitos detalhes em todos os lugares, dando uma identidade única a cada lugar, retrata todas as estações do ano, o jogo é lindo o tempo todo, sem queda de frame rate (pelo menos eu não tive e não vi ninguém reclamando), uma bela obra de arte.
Não importa a arma que você tenha,
o importante é saber como sair vivo da situação
The Last of Us não é um daqueles jogos que podemos simplesmente sair correndo e matando todo mundo, quer dizer, poder pode, a questão é se você vai conseguir sair vivo. A inteligência artificial é boa, mas peca em alguns momentos com personagens passando na frente de inimigos e não acontecer nada, ou então você estar escondido e o outro personagem começa a atirar em alguém, revelando nossa posição, nada que realmente atrapalhe a experiência do jogo, mas faltou algum toquinho para refiná-la .
Há também vários colecionáveis, como artefatos, pingentes, gibis, necessários para quem quiser platinar o game.

O modo multiplayer serve para dar mais algumas horas de jogatina, mostrando como as coisas realmente são naquele mundo, tendo que lutar por suprimentos para manter seu clã vivo, não importa a arma que você tenha, o importante é saber como sair vivo da situação.

Em geral The Last of Us é um jogo que não pode faltar pra quem tem um PS3 e pra quem não tem morrer de vontade jogar, um daqueles jogos que terminamos e não queríamos que acabasse ou que pelo menos não queremos que haja outro por medo de estragar tudo que já vivemos com ele,  uma obra prima desta geração. E você ai, ta esperando o que pra ir pegar o seu?


Por: Diego Oliveira

Diego é Designer e trabalha na empresa Alc Propaganda além de ser redator e administrador do blog. Me encontre no Facebook.



4 comentários:

  1. Execelente análise, gostei bastante! Bem detalhada e pessoal. Parabéns! The Last of Us, é um ótimo jogo, pena que tenho um Xbox 360 =(

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a analise. Sorte que tenho um PS3, e ma sorte que eu to sem dinheiro kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Grande Post, bem detalhado e concordo em muitas partes. No entanto só joguei a demo, mais pela análise deve ter ficado excelente mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Thanks for sharing the information. It is very useful for my future. keep sharing
    Signature:
    download free descargar whatsapp and download baixar whatsapp online and descargar whatsapp gratis , baixar whatsapp gratis

    ResponderExcluir