Header Ads

test

Roupas de personagens em jogos. Por que os homens tem o corpo todo protegido e as mulheres geralmente estão semi nuas?

Texto escrito por uma garota gamer: katiucha
Perfil da escritora no Alvnista: http://alvanista.com/katiucha
Link para o texto original: http://alvanista.com/updates/2013141?page=last

Que garota nunca teve essa sensação?

É impressionante a frequência com a qual isso acontece. Eu realmente me irrito com esse tipo de objetificação feminina e sexismo em jogos.
Acho que todos podem concordar que, muitas das vezes que você vai jogar alguma coisa, é legal escolher um personagem do seu mesmo sexo. Você tende a se identificar mais com o personagem e se aproximar mais do jogo por isso. Correto?
Daí você chega, por exemplo, em Mortal Kombat e se depara com isso:

Por que os homens podem ter proteções, calças, armaduras... E as mulheres estão todas semi-nuas, sem um apoio real pros peitos, com a calcinha enfiada na bunda e com SALTO ALTO pra lutar?? Alguém acha isso normal?!
Daí você pensa em escapar pra um MMORPG como Ragnarok, que tende a ser menos estigmatizado como "coisa de menino" do que jogos de luta, e se depara com isso:

Por que a High Priest mulher tem que ter meias super coladas, que acabam numa cinta-liga super sexy e uma fenda COLOSSAL na saia? Só pra tornar impossível a possibilidade de você ter um personagem assim e não ter que ler coisas tipo "cura plz gata" e "buffs plz, gostosa"?
Vejamos, também o exemplo da classe dos Sages:

Parece que os designers não conseguem resistir à tentação de expor ao máximo o corpo do personagem feminino. Comparem o percentual de pele exposta no char masculino e no feminino. É intrigante, no mínimo. Será que só a roupa da mulher atrapalharia os movimentos dela e a impediria de fazer magia? Será por isso que ela tem que ficar com um super decote, uma tanguinha e a barriga de fora?
Pelo menos as classes mais porradeiras, deveriam fugir a esse padrão. Afinal, qual seria a desculpa pra colocar pouca ou nenhuma armadura em um personagem feito para a frente de batalha? Não faria nenhum sentido, correto?
...
Não!

Analisemos essas imagens da classe Lord Knight. Se você parar pra pensar, parece que a mulher foi feita pra ter suas pernas amputadas na altura da coxa, em meio ao combate, já que elas estão completamente expostas. Sem contar essa saia super curta.
[ironia] É, realmente... uma saia minúscula de tecido, me parece a vestimenta mais adequada para uma guerreira em batalha! [/ironia]
Usei esses dois jogos como exemplos porque foram os primeiros que me vieram a cabeça. Mas vocês devem lembrar de mais centenas de exemplos. Sei que EU lembro.
Depois ficam reclamando desse estereótipo de "gamer girl" sexualizada que aparece por aí. Me desculpem mas, dado o atual contexto sexista de grande parte do mercado de jogos, faz todo sentido!

Sendo uma mulher que se depara diariamente com exemplos como este, como você poderia imaginar que existe muito espaço pra você no mundo dos videogames, senão neste papel de figura objetificada, mais exposta que a masculina e que está lá, sim, pra ser observada e desejada, antes de ser respeitada?! Parece uma forma mais do que justa de "chamar atenção" nesse universo onde tantas vezes, as mulheres são colocadas dessa forma.
Eu acredito que boas personagens femininas, que mostram o quão interessantes, inteligentes, fortes, independentes e incríveis as mulheres podem ser, deveriam ser mais exploradas. Estas, além de tornarem mais natural e respeitado o papel da mulher no contexto do entretenimento eletrônico, ainda servem de inspiração para muitos. Exemplos de grandes personagens femininas que não recorrem ao apelo sexual para se destacar, deveriam ser mais seguidos. Entre estas, eu posso citar:
Personagens como a Lenneth de Valkyrie Profile, que usa saia (com fenda para não impedir seus movimentos) mas não é feita pra ter as coxas expostas o tempo inteiro, é muito bem armadurada e não tem peitos desproporcionalmente grandes pra chamar atenção dos marmanjos:

A Lucca de Chrono Trigger, que é destacada pela sua genialidade, personalidade adorável, não é objetificada em nem um momento do jogo e não deixa e ser um dos personagens mais queridos dos jogadores:


A Agrias de Final Fantasy Tactics, uma personagem de destaque, muito poderosa e de personalidade honrosa e admirável. É uma Holy Knight e se veste como uma. Os game designers da Squaresoft não tiveram medo de fazer Agrias como deveria ser: Forte, independente, competente e respeitada, e sem peitos ou bunda à mostra, pra agradar os tarados de plantão que até aceitam que uma mulher no núcleo dos personagens fodas de um jogo, contanto que ela use uma saia curta ou mostre a barriguinha pra compensar. Não perde, no entanto, sua feminilidade pelas roupas que veste ou pelo papel sério que cumpre na história.

E (pra não dizerem que eu quero que todas as personagens femininas sejam completamente cobertas e armaduradas, o que não é o caso) a Elizabeth de Bioshock Infinite. Essa, mesmo usando um super decote durante grande parte do jogo e não (decote este que está lá por motivos justos, vale ressaltar. São roupas adequadas ao contexto histórico), chama atenção não pelos seus peitos balançando, mas pela sua personalidade, que foi construída de forma minuciosa e absolutamente brilhante! Desperta curiosidade, carinho e admiração como poucos personagens, homens ou mulheres!

Um comentário:

  1. Pra não dizer que RO é uma injustiã completa, tanto as classes crusader como paladin tem armadura completa:

    https://content2.animepaper.co/thumbnails/preview/43091/1/animepaper.net_picture_standard_video_games_ragnarok_online_crusader_female_43091_nasiki_preview-283daca6.jpg

    ResponderExcluir